quinta-feira, 12 de maio de 2016

Conheça o G'MIC - um sistema de filtros e efeitos extremamente poderoso para o Gimp

Turbine a sua criatividade com um dos complementos mais espetaculares para o Gimp



Atualmente há dezenas de plugins que podem ser incorporados ao Gimp. Muitos deles são uma mão na roda na hora de editar uma imagem, o que dá ao Gimp uma enorme flexibilidade. Entretanto, provavelmente nenhum dos plugins se compara ao G'MIC.

O G'MIC foi criado em 2008 pela equipe do laboratório GREYC (Groupe de REcherche en Informatique, Image, Automatique et Instrumentation de Caen). Trata-se de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Caen, na França, que desenvolve estudos na área de processamento de imagens.

Do laboratório GREYC originou o nome G'MIC que significa Greyc's Magic for Image Computing ou traduzido - Magia de Greyc para Computação de Imagem. Trata-se de uma ferramenta mirabolante de edição que oferece uma tonelada de efeitos e filtros pré-definidos, cada um dos quais podendo ser ajustados com diferentes intensidades para atender à sua imaginação. Esses ajustes disponíveis dentro de cada efeito produzem resultados bastante singulares e com uma qualidade visual de saltar os olhos. As combinações que podem ser alcançadas entre quantidade de efeitos e possibilidades de ajustes impressiona.

Além da variedade de efeitos, o G'MIC também pode ser usado com interfaces diferentes: uma ferramenta de linha de comando, um serviço web, uma interface baseada em Qt para manipulação de webcam em tempo real, uma biblioteca e finalmente o foco deste artigo - um plugin para o GIMP.






Instalação


Se você estiver usando alguma distribuição Linux, como o Ubuntu, por exemplo, é muito fácil instalar o G'MIC. Basta pesquisar pelo nome "GMIC" na central de aplicativos (como o Gnome Software Center ou Synaptic) e clicar em instalar. Se preferir, basta digitar o comando abaixo em um terminal.
sudo apt-get install gmic gimp-gmic


Para a plataforma Windows, você deverá baixar o instalador G'MIC, clicar duas vezes no arquivo executável, e percorrer o processo de instalação padrão. O link para download pode ser acessado no endereço http://gmic.eu/gimp.shtml.

Como usar


Após instalado, abra uma foto no GIMP, vá em “Filtros” e em seguida em “G’MIC”. Você usa G'MIC da mesma forma como faria com qualquer outro filtro - a principal diferença é que ao invés de abrir uma caixa de diálogo com os ajustes de um filtro específico, abre-se uma janela onde você pode navegar dentro de uma coleção gigantesca de filtros pré-definidos. Basta selecionar o efeito que deseja aplicar. Cada efeito é totalmente personalizável o que garante uma gama de resultados quase infinitos e você ainda pode acompanhar uma pré-visualização do resultado dentro da janela do G’MIC



G'MIC em ação

Veja abaixo um pouco do que dá para fazer com o G'MIC. Em segundo plano é mostrado a imagem original e em primeiro plano a imagem alterada com o G'MIC. Abaixo de cada imagem há o nome do efeito usado.













As imagens acima representam apenas uma minúscula amostra do que o G'MIC é capaz. Se você quiser ver um pouco mais, visite o site do projeto. Lá tem uma documentação super detalhada sobre o G'MIC. Vale a pena conferir!


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.