sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Modelos de publicações de jornais em branco


Muita gente hoje busca fazer o seu próprio jornal, seja o jornal de divulgação de sua empresa, jornal da escola, ou jornal pessoal para fins políticos, jornal do seu bairro, jornal da sua igreja, etc. A motivação aqui não vem ao caso. A importância é a função social de informar, tarefa que o trabalho impresso é capaz de realizar com grande maestria. É o tipo de mídia que qualquer pessoa pode carregar para onde quiser, ler na hora que desejar e que não depende de nenhum aparelho eletrônico para ser acessado. Mesmo com a difusão de meios de comunicação poderosos como a televisão e a internet, a mídia impressa continua tendo o seu espaço importante.

A tradição de imprimir notícias vem dos bares europeus do século 16, onde as informações contadas pelos viajantes eram impressas pelos donos dos estabelecimentos e depois distribuídas a outros clientes. Com isso as pessoas ficavam informadas sobre o que acontecia em outras localidades.



No Brasil, a impressa nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1908, com a criação da Impressão Régia. A primeira publicação foi a Gazeta do Rio de Janeiro (acima), publicada em 10 de setembro de 1808.

Você pode estar se perguntando: mas como editar um simples boletim informativo? Talvez você se surpreenda em saber que com um computador, uma impressora jato de tinta e com o LibreOffice Writer é possível criar uma publicação bem bacana num papel A4.

É claro que se você quiser algo de nível mais profissional, terá que adotar softwares mais poderosos e sofisticados - como o Scribus. Ter conhecimentos técnicos sobre o assunto, sobre o uso do software e uma boa criatividade são essenciais para produzir uma publicação atraente.

O blog Valeu Cara dá uma ajudinha para isso, disponibilizando aqui vários layouts de jornais EM BRANCO já devidamente formatados.

ATENÇÃO! Todos os arquivos disponíveis são modelos (templates) do software Scribus e estão formatados conforme padrões usados no Brasil e fornecidos por diversas gráficas. Entretanto, é sabido que nem todas as gráficas seguem as mesmas especificações fornecidas nos arquivos. Antes que você inicie qualquer procedimento de diagramação de um jornal, é muito importante consultar a gráfica que realizará a impressão, confirmando as medidas e formatações adotadas.


Standard 


O jornal standard possui a área de impressão com o formato de 525 milímetros de altura por 297 milímetros de largura. Em outros idiomas esse formato recebe o nome de broadsheet. O modelo disponibilizado está dividido em 8 páginas com 6 colunas e 5 milímetros de separação entre as colunas (calhas/gutters). O documento tem o tamanho exato da área de impressão (mancha), devendo ser usado até os limites da página. Não há margens no documento, ou seja, as margens são obtidas no momento da impressão. Não é possível utilizar sangria.

Clique aqui para baixar

Abaixo segue outro modelo de jornal standard que também costuma ser adotado em várias gráficas. Trata-se de um formato mais comprido, medindo 540 mm de altura por 297 milímetros de largura. As demais especificações são as mesmas descritas acima: 8 páginas, 6 colunas, sem margens e sem sangria.

Clique aqui para baixar

Tabloide


O jornal tabloide é resultado da divisão do formato standard em duas partes, ou seja, o tablóide é a metade do formato standard. Cada página possui uma mancha gráfica de 297 mm de altura por 265 mm de largura. O modelo disponível possui 8 páginas com 5 colunas cada e 10 milímetros de margem no lado esquerdo das páginas ímpares e do lado direito das páginas pares. O tamanho total do papel de duas páginas impressas é o mesmo que uma única página standard impressa. O formato tabloide é bastante usado para cadernos suplementares dos jornais standard, já que ele se encaixa perfeitamente entre os cadernos principais do jornal.

É também o formato do jornal inglês The Times, do argentino Clarín e do espanhol El País. No Brasil, o formato tabloide é usado pelos jornais diários Expresso, Meia Hora e Zero Hora.

Trata-se de um modelo bastante cômodo: é fácil de produzir, de imprimir, de ler e manusear

Clique aqui para baixar

Abaixo segue outro modelo de jornal tablóide, medindo 297 mm de altura por 270 mm de largura. O restante das especificações são as mesmas descritas acima.
Clique aqui para baixar


Berliner


O jornal formato berliner, também conhecido como berlinense ou berlinês, é um formato intermediário entre o standard e o tablóide. O tamanho de mancha é de 470 mm e altura por 315 mm de largura. O arquivo disponibilizado no link possui 8 páginas com 5 colunas cada. No Brasil, o berliner é o formato usado pelo jornal esportivo Lance! e era o formato do antigo diário carioca Jornal do Brasil.

Clique aqui para baixar

Abaixo segue outro formato conhecido do berliner, onde o tamanho da mancha gráfica em cada página é de 430 mm de altura por 297 mm de largura. O arquivo disponibilizado possui 8 páginas com 4 colunas cada. Trata-se de uma alternativa interessante, mas esse tamanho ainda é pouco difundido no Brasil.

Clique aqui para baixar



Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.